Combate ao Aedes aegypti: Prefeitura lança ação de vistoria em prédios de circulação pública em Rio Branco

O prefeito Marcus Alexandre lançou nesta quarta-feira, 24, na sede do Centro da Juventude e da Associação de Moradores do Conjunto Esperança, a Ação de Vistoria em Prédios de circulação pública. Ao todo, 120 Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizam a inspeção em prédios como no lançamento da ação, quando foram vistoriados a Unidade de Saúde Gentil Perdomo, a Escola Bem-te-vi e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Além de prédios públicos municipais e estaduais como escolas, postos de saúde, OCA e outros, também serão inspecionados igrejas e demais edificações por onde circulam grande número de pessoas.
Uma das determinações do prefeito é de que todas as 88 escolas da rede pública municipal, além das escolas estaduais, sejam vistoriadas antes do início do ano letivo, bem como todas as 55 Unidades de Saúde da capital. “As pessoas que vão em busca de serviço e atendimento em nossos setores, assim como os funcionários, precisam ser protegidas de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Por isso essa campanha dos espaços públicos, que complementa as demais ações de combate ao Aedes, como a Ação de Inverno, lançada em outubro e que retira lixo e entulho das casas e bairros”, explicou o prefeito Marcus Alexandre.
No Esperança, além dos prédios públicos, os Agentes visitam todo o Bairro e adjacências, realizando a distribuição de panfletos e dando orientações nas residências. “Nós fazemos nossa parte nos prédios públicos e esperamos que a população continue limpando seus quintais. Esse esforço de todos, deverá ter bons resultados”, destacou Oteniel Almeida, secretário de Saúde de Rio Branco.
Depois do Conjunto Esperança, a Ação de Vistoria a Prédios Públicos terá continuidade no Centro e outras localidades, de modo que todas as edificações, onde são ofertados serviços públicos ou que tem grande circulação de pessoas, recebam a vistoria dos Agentes de Endemias.
O vereador Antônio Morais acompanhou o lançamento da ação e lembrou que todo o esforço da Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde (SEMSA) e Serviços Urbanos (SEMSUR), é para manter as doenças causadas pelo Aedes controladas e em constante redução. Os números apontam redução de 64% dos casos de dengue em 2017 em relação ao ano anterior, 2016. Dados da Semana Epidemiológica – SE 51/2017, de 17 a 23 de dezembro do ano passado, mostram que foram notificados 1.909 casos de Dengue, sendo confirmados apenas 317. Em 2016 no mesmo período, eram 5.315 casos suspeitos.
O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Esperança, Arivaldo Mendes, se disse satisfeito pelo lançamento da Ação na localidade. Segundo ele, “a Ação vai ser um sucesso em toda a cidade porque o combate à dengue é responsabilidade de todos nós. A Prefeitura está fazendo a parte dela e vamos dar todo apoio a essa Ação não só aqui, mas em toda Rio Branco”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *