PORQUE O BRASIL É UM PAÍS ATRASADO

Para facilitar a visualização da função de cada um dos agentes políticos agindo em conjunto, peço que o caro leitor me permita fazer uma analogia entre o Estado e um grande condomínio, para simplificar a comparação para que o leitor tenha uma compreensão fácil e rápida.

Imagine um grande condomínio, com centenas e centenas de apartamentos e milhares de moradores. O condomínio tem como objetivo, acima de tudo, prover o bem-estar dos moradores e sua convivência harmoniosa.

Pois, imagine agora, que o condomínio seja o Estado e o Governo eleito pelo conjunto de moradores que seria a sociedade(população) na nossa analogia, para mandatos com duração pré-estabelecida. A ele cabe administrar o condomínio.

Os funcionários que trabalham na manutenção dos prédios (Porteiros, serventes, seguranças, etc.) seriam a burocracia; e a sociedade organizada, a assembleia do condomínio. O sindico tem liberdade para atuar dentro das normas estabelecidas com mais ou menos liberdade. Ele pode por exemplo, contratar e demitir funcionários sem consultar a assembleia, mas não tem permissão, por outro lado, de contrair dividas com serviços extras ou obras sem prévia autorização e sem estar sujeito a fiscalização. E como funciona a dinâmica desses agentes dentro do condomínio?

É de interesse da instituição que os moradores gozem de bem-estar, tenham seus direitos respeitados e observem suas obrigações, afim de que a vida em coletividade seja melhor para todos.

O condomínio (Estado), então, estabelece os princípios e leis, consubstanciadas no estatuto, bem como as atribuições e os limites do sindico, que é o seu administrador, para que o propósito comum seja conquistado. Se o sindico for profissional e integro, respeitará os interesses do condomínio. Ele organizará o seu funcionamento e zelará para que a arrecadação das taxas seja utilizada de acordo com as necessidades.

Além de desenvolver meios para a otimização dos recursos e a implantação de benfeitorias que favoreçam a todos com: Playground para as crianças, sala de jogos para os adultos, piscina e academia disponíveis aos moradores, estacionamento organizado, regras para posse e transito de animais de estimação, medidas de economia etc.

Se o sindico não respeitar a convenção ou for incompetente na sua missão, os moradores ficam sujeitos a atrasos no pagamento das contas de água e energia e as consequentes multas e cortes de fornecimento, bem como a danos materiais à dilapidação do patrimônio comum.

O Brasil é como se fosse um condomínio como a analogia demonstrada acima, mas desde que os militares, que por sinal foram excelentes síndicos, entregaram o Brasil (condomínio) aos comunistas, o condomínio (Brasil) está falido, quebrado e arrasado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *