Vazante de rio causa desbarrancamento no interior do AC e famílias são retiradas de casas

Duas famílias da Comunidade Nazaré, em Porto Walter, interior do Acre, foram obrigadas a sair de casa devido a um desbarrancamento de terra no Rio Juruá. Os moradores começaram a derrubar as residências para construir outras em um local mais distante do manancial.

Equipes da Defesa Civil e da prefeitura estiveram no local para orientar os moradores. Segundo o Corpo de Bombeiros do Acre, o nível do Rio Juruá, em Porto Walter, está 6,35 metros neste domingo (17).

A Defesa civil do município informou que o desbarrancamento começou há cerca de 15 dias. Existem seis famílias morando às margens do rio, porém, apenas duas começaram a sair do local. A expectativa é que as outras quatro também sejam removidas futuramente.

Moradores estão derrubando as casas para construir em outro local — Foto: Divulgação/Defesa Civil de Porto WalterMoradores estão derrubando as casas para construir em outro local — Foto: Divulgação/Defesa Civil de Porto Walter

Moradores estão derrubando as casas para construir em outro local — Foto: Divulgação/Defesa Civil de Porto Walter

“Duas delas mais próximas têm a necessidade de sair mais rápido. Porém, a movimentação do rio e muita chuva devem causar mais erosão. Já tem um local abaixo de onde a comunidade reside e vão ser removidos. Estamos contando com uma prevenção para não causar dano maior”, explicou a coordenador da Defesa Civil do município, Sandra Rocha.

Durante a visita, Sandra falou que foi feito o cadastramento dessas famílias no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

“A prefeitura está dando apoio e disponibilizando carpinteiro para construção das casas mais abaixo”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *