Cientistas alertam: cachorros podem carregar um vírus que pode ser mortal para os humanos

Cientistas sul-coreanos detectaram uma nova variação do vírus influenza em cachorros, e este poderia ser mortal par aos seres humanos.

Segundo o pesquisador responsável pelo trabalho, Dae Sub-Song, da Universidade da Coreia, a pesquisa durou 10 anos e os cachorros podem ser portadores do vírus H3N2, conhecido como o vírus da Influenza canina.

Essa parte já era clara por muito tempo, o que a nova pesquisa conseguiu demonstrar é que o subtipo resultante da gripe suína interatuou em cachorros e desenvolveu uma variação chamada “CIVmv”.

Este novo vírus foi capaz de contaminar os furoes e – como estes animais têm mecanismos de defesa parecidos com o dos humanos –, o subtipo passou a ser uma preocupação para nós.

De acordo com o professor em entrevista para o portal Phys.org, “as CIVs podem se recombinar com o vírus humano da influenza e dar lugar a novas epidemias”. A capacidade de mutação rápida é o maior desafio para o surgimento de vacinas.

A pesquisa será divulgada na próxima Conferência Internacional da Sociedade de Microbiologia em Belfast, que começa dia 10 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *