Estudantes que tiveram o pedido de isenção da taxa do Enem negado podem recorrer até sexta-feira

Os candidatos que tiveram o pedido de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) negado podem recorrer até sexta-feira, 26. O processo pode ser feito exclusivamente pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – enem.inep.gov.br/participante.

Para recorrer é preciso enviar os documentos exigidos no ato da inscrição. O Inep disponibiliza uma série de documentos para cada caso. A lista pode ser consultada no edital do exame e também na página do órgão.

Tem direito a isenção, estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública de qualquer parte do país. Além de candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada.

Podem conseguir o benefício ainda, candidatos com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, por pessoa. Cidadãos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, também têm direito a isenção.

O Enem é a porta de entrada para as universidades públicas brasileiras. Com a nota do exame ao estudantes podem ainda conseguir bolsas para cursar faculdades em instituições particulares, conveniadas em programas federais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *