Enquete no Instagram termina com suicídio de adolescente na Malásia

Davia Emelia, de 16 anos, usou o seu perfil pessoal no Instagram para se comunicar com os seus seguidores a respeito de uma vontade que tinha de cometer suicídio, e na enquete ela colocou a penas a frase: “Realmente importante, ajude-me a escolher D [morte] / L [Vida]”.

E por mais preocupante que pareça, 69% das pessoas escolheram a letra “D”, não dá para saber se por inocência ou propositalmente, mas este resultado foi um “gatilho” usado pela menina para cometer o ato que foi compartilhado horas depois pelo primo dela nesse mesmo perfil.

Então vocês votam para D, e isso aconteceu… felizes agora?
A prima dela aqui

Imagem: Mothership

Antes de cometer o ato, Davia ainda postou no seu Facebook que estava cansada de viver, mostrando que a vontade de se suicidar era algo que realmente fazia parte da sua vida e acabou sendo a forma de uma menina tão nova se despedir da jornada dela em nosso planeta.

Ramkarpal Singh, advogado e parlamentar do estado de Penang, no noroeste do país, afirma que as pessoas que votaram “D” deveriam ser responsabilizadas diretamente pelo, haja vista que este pode ter sido a razão conclusiva para ela realizar este triste ato.

“A garota ainda estaria viva hoje se a maioria dos internautas em seu perfil no Instagram a desencorajasse a tirar a própria vida? Ela teria prestado atenção ao conselho de internautas para procurar ajuda profissional se tivessem feito isso? O encorajamento daqueles internautas realmente influenciou sua decisão de tirar a própria vida? Como a tentativa de suicídio é uma ofensa neste país, segue-se que a cumplicidade de alguém para tentar o suicídio também pode ser”.

Em nota o Instagram disse que a rede social tem uma grande responsabilidade e que há um comprometimento em sempre manter o local seguro para os seus usuários, e que se houver qualquer tipo de ação que possa levar a casos semelhantes, os usuários podem denunciar usando as novas ferramentas disponibilizadas para tal.

“Temos uma grande responsabilidade para garantir que as pessoas que usam o Instagram se sintam seguras. Como parte de nossos próprios esforços, pedimos a todos que usem nossas ferramentas de denúncia e entrem em contato com os serviços de emergência se virem algum comportamento que coloque a segurança das pessoas em risco”, disse Ching Yee Wong, chefe de comunicações, Instagram APAC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *