Abastecimento de água segue reduzido em Rio Branco; 3 bombas estão quebradas na ETAI e II na Sobral

Após a distribuição de água ficar comprometida por uma semana, o Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) ainda não conseguiu normalizar o serviço. O novo prazo agora é para que nos próximos três dias, o abastecimento seja normalizado.

Três bombas da Estação de Tratamento de Água I e II (ETA I e II), no bairro Sobral, quebraram em sequência e precisaram de manutenção.

As bombas já foram arrumadas e voltaram a funcionar. A primeira bomba a quebrar foi a responsável por bombear água da ETA I para a ETA II. Em seguida, a bomba reserva utilizada para suprir a demanda também quebrou.

No final da semana passada, a bomba de captação da ETA II, que fica dentro da água, apresentou problemas e foi levada para manutenção.

Abastecimento

O secretário de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Thiago Caetano, explicou que a última bomba que danificou seria instalada novamente na segunda (3), mas as equipes não conseguiram concluir os trabalhos. A previsão era de que a bomba voltasse a funcionar nesta terça (4).

“Foram três bombas distintas, mas que quebraram em sequência. Quando acontece esses problemas, a maior parte da rede acaba ficando sem água e até que bombeia tudo e volte ao ciclo normal demora alguns dias. Vamos ter ainda, pelo menos, uns três dias com distribuição de água reduzida”, complementou.

Ainda segundo Caetano, bomba de captação da ETA II é responsável por retirar a água de dentro do rio e enviar para o reservatório de tratamento. Segundo ele, as equipes tentam direcionar o abastecimento.

“Ainda vamos sofrer um pouco por essa questão da água, mas o pessoal que cuida dessa manobra tenta direcionar a água que vem de forma a afetar menos possível as pessoas, tentam manter um padrão igualitário”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *